Farmácias de Uberlândia são fiscalizadas por venda irregular de medicamentos
30/04/2025
(Foto: Reprodução) Operação conjunta envolve Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Farmácia, Procon e Polícia Militar (PM). Medicamentos foram apreendidos em um dos estabelecimentos fiscalizados. Medicamentos foram apreendidos durante fiscalização conjunta em farmácias de Uberlândia
Tânia Costta/TV Integração
Uma operação conjunta é realizada em Uberlândia nesta quarta-feira (30) para fiscalizar farmácias na cidade. Entre os objetivos da fiscalização estão apurar a venda de medicamentos vendidos sem receita e outros produtos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A ação envolve a Vigilância Sanitária Municipal, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), o Procon e a Polícia Militar (PM), que apuram possíveis infrações relacionadas à comercialização de medicamentos irregulares.
O trabalho é feito por amostragem e, até o momento, uma farmácia localizada no Bairro Umuarama foi inspecionada. No local, foram apreendidos medicamentos fracionados que podem ter sido comercializados sem prescrição médica.
Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que o estabelecimento inspecionado apresentava irregularidades e, por isso, foi notificado e produtos em desacordo com a legislação vigente foram apreendidos. Veja a nota na íntegra mais abaixo.
Em nota, o Conselho Regional de Farmácia esclareceu que realiza a "blitz" em conjunto com a Vigilância Sanitária, polícia e órgãos municipais, para apuração de denúncias de irregularidades em estabelecimentos da região.
Informou ainda que terá acesso ao resultado da ação apenas após relatório finalizado pelas equipes de fiscalização.
O que diz a Vigilância Sanitária
"A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Vigilância Sanitária realiza dentro das atividades de rotina e também por meio de denúncias a fiscalização constante para coibir a venda de produtos que não são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em uma ação conjunta com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) e o Procon, a Vigilância Sanitária realizou, nesta quarta (30), a fiscalização em uma farmácia com o intuito de garantir a correta comercialização de produtos e medicamentos. O estabelecimento apresentava algumas irregularidades, resultando na notificação do mesmo e na apreensão de produtos em desacordo com a legislação vigente.
A secretaria destaca que qualquer cidadão pode realizar denúncias, de forma anônima, sobre a comercialização destes produtos pelos telefones: (34) 3211-3427 ou 4058 ou pelo e-mail: vigilanciasanitaria@uberlandia.mg.gov.br."
LEIA TAMBÉM:
Procon recolhe mais de 700 pares de chinelos falsificados em loja no Centro de Uberlândia
Bares e distribuidoras de Uberlândia são notificados por barulho e venda de cigarro falso
Procon, Vigilância e Conselho de Farmácia fazem fiscalização em Uberlândia
Tânia Costta/TV Integração
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas